quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Icapuí - Um Paraíso!!!


Icapuí é um município litorâneo do Estado do Ceará situado mais ao leste, Região do Jaguaribe, fazendo fronteira com o Estado do Rio Grande do Norte. Sua capital, que dá o nome ao município, é uma típica Vila pesqueira onde sua principal fonte de ingressos foi desde suas origens a pesca, especialmente a lagosta, todos os anos se realiza um popular festa em homenagem a este saboroso crustáceo, o 'Festival de Lagosta'. Nos últimos anos o turismo está ganhando força graças ao seu extenso litoral com mais de 40Km de belas praias para todos os gostos, com areia fina e águas de agradável temperatura, rodeada de coqueiros, manguezais, dunas, cavernas e alcantil, merece especial destaque a Praia de Ponta Grossa e a Praia Redonda.

E Melancias...

Você já ouviu falar na Melancia de Baixo? Não? Então nem adianta perguntar pela Melancia de Cima... Nomes estranhos, principalmente para um caderno de turismo. O porém é que o litoral cearense guarda verdadeiras surpresas para quem se arrisca a sair desbravando-o. Uma delas são as vizinhas praias de Melancia de Cima e Melancia de Baixo. Se o nome causa estranheza, ao vivo, elas proporcionam verdadeiro encantamento. As praias ficam no município de Icapuí, mas bem distantes - e muito mais escondidas - de Redonda, Peroba ou Ponta Grossa.

À beira da praia, um grupo de antigos moradores conversa, observando as poucas jangadas que cortam o mar. A eles, vai a pergunta: "Por que Melancia?". De seus quase 70 anos, o pescador olha surpreso para aquela visita inesperada e responde: "Nem sei, minha filha, foi sempre assim". Nas Melancias - a de Cima ou a de Baixo - é sempre assim: a mais pura tranqüilidade. Na beira da praia, os moradores guardam um olhar de que nada pode abalar aquela calmaria. As crianças correm para o mar e as mães ficam observando do quintal de suas casas. A palavra estresse parece não existir no dicionário local.

Os destinos são desconhecidos da maioria dos cearenses. Podem se arriscar a dizer que já ouviram falar no local aqueles mais andarilhos, afeitos a uma programação alternativa, como o Festival Latino-americano da Juventude. O evento ocorre anualmente na praia de Tremembé, ali perto, e atrai algumas barracas às areias das Melancias. Nesse meio, o cantor francês Manu Chao é um dos que já deve ter passado por lá em suas andanças pela cidade e pelo próprio festival.

A Melancia de Baixo é a mais concorrida. Se é que se pode usar essa palavra. Os moradores estão sempre pela praia, puxando uma conversa despretensiosa. As duas barracas só abrem aos domingos. Ou seja, leve o isopor e deixe-o sortido. Na Melancia de Cima, a energia elétrica ainda está chegando. "Culpa" de alguns moradores que estão construindo por lá suas residências. Serão três grandes casas. Coisa rara - e pouco desejada - por ali. (Camille Soares)



Nenhum comentário:

Postar um comentário