quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pescadores

Pescadores  descobrem vantagem do G.P.S
Os pescadores da Praia de Peroba, no município de Icapuí, no Ceará, estão tendo a oportunidade de conhecer as vantagens do uso do G.P.S - Sistema de Posicionamento Global ou Geo-Posicionamento por Satélites. A novidade faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do curso de Engenharia de Pesca. A praia de Peroba tem como principal atividade econômica a pesca da lagosta.
Com o G.P.S os pescadores passam a contar com um método preciso para a prática a captura da lagosta feita pela grande maioria dos pescadores daquela praia de forma estimada, ou seja, com a utilização do método de navegação astronômica, tendo como guia a posição do sol, da lua e das estrelas. “Acho importante por que fica mais fácil a pessoa se guiar no mar”, reconheceu Raimundo José Viana, de 29 anos, adiantando que os manzuás (gaiolas) ficam até 6 dias em alto mar.
Já no primeiro contato com o equipamento eletrônico, o pescador Francisco Raimundo da Silva, de 32 anos, compreendeu a importância da utilização do G.P.S. “O aparelho vai nos orientar a encontrar o local exato aonde deixamos o material para capturar as lagostas”, disse, adiantando que pretende em muito breve comprar um equipamento.
Para a grande maioria dos pescadores de Peroba o equipamento não é novidade, porém poucos haviam tido a oportunidade de manipular um G.P.S. O primeiro contato aconteceu com os estudantes da disciplina Navegação II, ministrada pelo professor da UFERSA, Marcelo Augusto. “Estamos aqui para somar conhecimentos para melhorar a atividade dos pescadores”, justifica o professor.
No primeiro contato, os estudantes da Universidade do Semi-Árido apresentaram para os pescadores o aparelho eletrônico explicando suas vantagens e como funciona o G.P.S. “É um instrumento de navegação que dinamiza a pescaria e aumenta a segurança no mar”, explicou o acadêmico Paulo Victor, do 9° período de Engenharia de Pesca.
A reunião contou a participação de 20 pescadores que após receberem as informações teóricas foram conferir na prática o funcionamento do aparelho. “Muito bom. É uma forma de nós pescadores conhecer as facilidades que o G.P.S oferece”, opinou o pescador Jussier Bezerra da Cruz, de 18 anos.
A estudante de Engenharia de Pesca Itála Alves acredita que a formação do profissional não deva se restringir apenas a sala de aula. “O que confirma o nosso aprendizado é passar as informações apreendidas. Foi o que aconteceu aqui, facilitamos para que os pescadores consigam dinamizar o processo de exploração com um aumento da sua produtividade”, explicou.
A ideia, informou o professor Marcelo Augusto, é que esses pescadores se tornem multiplicadores das informações. “Estamos preparando um manual com linguagem adaptada a realidade local como forma de facilitar o entendimento dos pescadores”, adiantou a estudante Larissa Mendonça, do 8° período.
A atividade na praia cearense faz parte do curso de extensão Operações Básicas em G.P.S. - Práticas de Uso de Aparelhos Portáteis, desenvolvido pelo curso de Engenharia de Pesca e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA. Para os estudantes de Engenharia de Pesca levar um novo conhecimento para os pescadores tem sido uma experiência gratificante. “São profissionais que até então só contava com a navegação visual, mas com o uso do G.P.S vão passar a realizar um trabalho preciso e muito mais seguro”, opinou Daniel Barreto, do 9° período.

Fonte:http://www2.ufersa.edu.br

2 comentários:

  1. Olá, amigo blogueiro,
    Leia poesia que reafirma a vida como um bem cósmico, propriedade de ninguém, acessando meu blog:
    http://valdecyalves.blogspot.com/2010/10/poesia-da-afirmacao-da-vida.html

    Leia também a penúltima matéria. Vc sabia que já existiu campo de concentração no Brasil. Ver em:
    http://valdecyalves.blogspot.com/2010/10/caminhada-da-seca-de-senador-pompeu-em.html

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, parabéns pelo o blog.
    Amigo visite meu blog o itapiunainforma.blogspot.com, eu tenho eu mesmo sou o desenvolvedor do mesmo, a barra de notícias que fica rolando eu tenho para venda é fácil de instalar e é apenas R$: 15,00 tenho certeza que ficará legal em seu blog.
    Também gostaria de te convidar a fazermos uma troca de links, aguardo contato.

    ResponderExcluir